Casa Nova?

Como começo minha casa

Bom, você deve ter um monte de idéias na sua cabeça.
Lugares que você viu e gostou, revistas, novas idéias enfim.
Tudo isto provavelmente fica girando como um caleidoscópio.
As partes não se juntam.
Isto é serviço para um bom profissional, capriche na escolha, será o item mais barato do seu investimento e o mais importante no resultado final.
Procure alguém que esteja disposto a escutá-lo e com quem você possa realmente se entender.
Alguém que tenha experiência para entender o que você quer e materializar suas expectativas. Quanto menos preparado o profissional, mais ele vai querer usar suas próprias e limitadas possibilidades que ele chama de seu estilo.
Este será um processo interativo, você pode falar com um arquiteto ou engenheiro mesmo antes de escolher o terreno, ele poderá ajudá-lo a definir suas prioridades.
Qualquer profissional estará interessado em um novo trabalho, aproveite-se disso, fale com mais de um, deixe que eles vendam seu peixe, aproveite para ir organizando suas idéias e reforçando sua escolha, também não abuse.
Não se acanhe em discutir abertamente os aspectos comerciais do trabalho e principalmente o que vem no pacote, uma coisa é fazer um desenho parecido com o que você está querendo e aprová-lo na prefeitura. Decifrar e entender algo que você queira e ainda não se deu bem conta do que é, viabilizar sua construção, envolver-se com cada detalhe da execução, materiais, pessoal, problemas é outra coisa completamente diferente.
Também é importante que você defina bem o que quer comprar, n o primeiro caso você fica logo livre do engenheiro para fazer suas próprias besteiras e no segundo fica livre para fazer o que você realmente faz de melhor e aproveitar sua casa.